Toikos Blog

Atualizando você no mundo das tecnologias

Casas Inteligentes: como faço minha casa mais inteligente?

Já vimos por aqui como são as cidades inteligentes e hoje iremos ver como são as casas que compõem essas cidades (e elas já existem)!

As casas inteligentes são amplamente tecnológicas onde há acesso a segurança, praticidade e conectividade através de comandos de um smartphone (link para conhecer mais o que nosso smartphone é capaz bem aqui) ou até mesmo comandos de voz. Confere os principais pontos de casas inteligentes e como transformar sua casa em uma:


Casas Inteligentes: o que são?

As casas inteligentes têm diversos objetivos, como segurança, praticidade e facilidade em atividades básicas do dia a dia. A segurança fica por conta de câmeras que transmitem para os smartphones em tempo real tudo que acontece, fechaduras com digitais ou com senhas específicas desbloqueadas pelos smartphones ou tablets e facilidade em atividades básicas como ligar as luzes ao acordar, apagar ao dormir, deixar o ambiente da forma que o morador quer, ligar a televisão por voz, trocar de música no home theater apenas com um toque na smartwatch. Quem nunca deitou na cama para dormir e percebeu que a luz ficou ligada?


Casas Inteligentes e Ferramentas

Atualmente podemos conectar caixas de som, fones de ouvido ou dispositivos de transmissão como Chromecast (dispositivo de transmissão de áudio e vídeo do celular para a televisão) através de wi-fi ou bluetooth. As ferramentas para casas inteligentes funcionam justamente por esse caminho: esses exemplos citados acima já são sinais de que a sua casa está ficando inteligente e que você pode controlar sua casa com poucos toques direto do seu celular ou smartwatches.


Casas Inteligentes e a Sustentabilidade

Mas o que a sustentabilidade tem a ver com minha casa ficando inteligente? Da mesma forma que nas smart citis (você pode conferir a matéria completa aqui) as casas inteligentes também possuem um controle maior através de aplicativos ou ferramentas citadas no tópicos “Casas Inteligentes e Ferramentas” que podem ajudar a controlar franquia de internet, quantos canais a sua televisão possui, se as luzes da casa ficaram ligadas, bem como se eletrodomésticos ficaram ligados gastando luz. Assim a sustentabilidade entra em jogo: como economizar se sei que estou gastando demais?


Casas Inteligentes e os Custos

As casas inteligentes custam muito mais barato do que já custaram antigamente. O fato do consumidor já possuir na sua vida interfaces como tablets ou smartphones facilita a integração dos dispositivos na sua casa bem como sua adaptação as novas tecnologias. Conforme o site NeoControl o custo para iniciar a construção de uma smart home o custo não chega a 2% do investimento inicial. Dessa forma, podemos considerar que diversas comodidades seriam implantadas por um valor acessível.


E você? Quais desses mecanismos você já tem na sua casa? Conta pra gente!


Gostou da matéria? Assina nossa newsletter para receber mais novidades sempre!


Fontes:

Neocontrol: https://www.neocontrol.com.br