Toikos Blog

Atualizando você no mundo das tecnologias

Educação Financeira: Como faço redução de gastos?

Todos sabemos como está sendo viver em meio um período de incertezas, com isso também sabemos que as contenções de gastos começam como uma verdadeira crise. Hoje iremos explicar pontos básicos de educação financeira e prepara-lo com tópicos essenciais que podem auxiliar você a controlar suas contas.


EDUCAÇÃO FINANCEIRA: o que é?

Vamos começar falando sobre educação financeira. A Educação Financeira é o conhecimento da melhor forma de gestão das suas contas, incluindo despesas e entradas. Muitos acreditam que a educação financeira é relevante apenas para um caixa de empresa, mas não é verdade. Todos nós possuímos fluxo de caixa pessoal: salário, conta de água, luz, telefone, internet, roupas e por aí vai. Todos nós temos gastos e entradas e é dessa forma que precisamos controlar para reduzir gastos não tão importantes e concentrar nossos esforços em poupar e guardar fundos de emergência para tempos como esse.


GASTOS E METAS: como traçar metas?

Através do mapeamento dos gastos, você pode traçar metas. Sempre sonhou em ter um carro novo ou morar em um apartamento maior? Talvez você consiga mas ainda não saiba. Organizando suas finanças por categoria como “essencial” e “irrelevante” ou “menos importante” você consegue classificar que uma conta de água é essencial mas sair todos os finais de semana com gastos ilimitados é menos importante. Não se apegue a grandes metas, você pode querer simplesmente aumentar seu plano de telas do seu serviço de streaming de filmes ou simplesmente começar a comprar comidas melhores, você escolhe. O ideal é ser algo que você queira e tenha em vista que é possível acontecer.


LIBERDADE E FINANÇAS: como chegar a liberdade?

Você pode estar se perguntando “mas eu trabalho a semana inteira e não posso me divertir gastando nada?” e a resposta é: você pode e deve. A diversão é necessária, pois precisamos nos distrair e sermos felizes. A festa está liberada, churrasco com os amigos está liberado. Então qual é o ideal? O ideal é medir o valor gasto em entretenimento e saber o quão longe você pode ir. Se você organizar suas finanças adequadamente, você consegue se divertir e manter suas contas em dia normalmente e isso ajuda a você ter um panorama geral do que é possível e do que simplesmente não é ou não é agora.


CATEGORIZAÇÃO E FINANÇAS: como começo?

Você pode começar de forma simples. Junte todas as suas contas do mês passado essenciais e não essenciais. Categorize e separe o que é essencial e o que não é, anote os valores em colunas separadas e entenda quais foram os últimos gastos. Dessa forma, você já consegue ver a quantidade de contas essenciais e as menos importantes. Para os próximos meses, faça o mesmo processo, mas em tempo real. Quando você gastar, anote o que gastou, onde e qual é a categoria e vá percebendo como sua rotina muda. Dessa forma, você apenas começou a organizar suas finanças e pode ir muito mais além entendendo qual é porcentagem que você pode gastar em cada uma das categorias ou separar em mais categorias como casa, carro, comida, roupas novas, perfumaria e assim por diante.


TECNOLOGIA E NOSSOS GASTOS: como faço um acompanhamento em tempo real?

Existem diversos aplicativos que podem lhe auxiliar a manter essas anotações em tempo real. O Guia Bolso é um aplicativo excelente que mantém suas finanças em tempo real conectando com o seu banco ou seus bancos para lhe avisar quais são seus gastos, separados por categoria. Ele simula os próximos meses e torna tudo mais fácil para você. O Money Wise possui o mesmo sistema, porém a anotação de gastos é manual. Você anota o que gasta, categoriza e organiza como fica melhor para você. O aplicativo permite o cadastro de parcelamento e gastos recorrentes.


PREVISÃO DE GASTOS: como prevejo o que vou gastar?

O cenário atual não permite grandes previsões de gastos, mas você pode prever o que conseguir. Categorias menos importantes podem ser previstas por você de forma que você estipule um valor específico para as categorias, como “livros: R$50,00 por mês” e assim você saberá quando atingir o valor estipulado que não poderá mais gastar até o próximo mês. As contas como internet e telefone normalmente possuem valores fixos, então você conseguirá acompanhar quanto está gastando. A conta de água pode ser facilmente controla conforme os meses anteriores e o ideal é você ter uma média de valores gastos nos últimos meses para simular os próximos. A conta de luz pode ser uma incógnita mas você pode trabalhar no mesmo sistema da água. Outra forma de simular exatamente o valor da conta de luz é utilizando o T-Power da Toikos. Ele diz em tempo real com seu login e senha no aplicativo qual é o valor gastos de luz na sua casa. Assim você pode atualizar suas contas com valores em tempo real do valor da sua conta de luz e até mesmo contestar sua companhia elétrica caso necessário.


O importante é manter-se em dia com suas contas e não adquiris novos compromissos financeiros para que sempre haja uma reserva.


Aqui a gente deixa para você um presente: uma planilha simples de controle de gastos! Basta acessar nossa página e colocar seu e-mail e nome para poder baixar um conteúdo muito legal com dicas ao longo da planilha para ajudar você! FAÇA DOWNLOAD DA PLANILHA DE GASTOS DA TOIKOS BEM AQUI.




Gostou do nosso artigo?

Compartilha com seus amigos e acompanhe nossas novidades se cadastrando na nossa News!