Toikos Blog

Atualizando você no mundo das tecnologias

O que é home office?

A essa altura do campeonato, todo mundo sabe que a nova solução para nossos problemas está numa coisa chamada Home Office, mas afinal, o que é home office? Vamos explicar o que é e quais são os principais indícios que você está adorando essa nova configuração.


Home Office: o que significa?


Home Office não tem uma tradução oficial, mas home significa casa e office escritório. Podemos dizer que em tradução livre você possui um escritório em casa.

O termo é utilizado há algum tempo nos Estados Unidos quando a tecnologia começou a permitir que os trabalhadores mantivessem suas atividades diretamente das suas casas utilizando conexão com a internet.

Home Office e suas especificações


O Home Office tem diversas questões hoje em dia que podem ser levadas em consideração para um bom trabalho em casa: horários, organização do espaço de trabalho, conexão estável com a internet e é claro, elaborar sua própria rotina.

Nós sabemos que o home office tem muitas especificações e com isso vem as vantagens e desvantagens dessa configuração de trabalho.

Home Office: vantagens e desvantagens


A configuração do home office traz algumas vantagens bem legais: flexibilidade de horários, ausência da necessidade de deslocamento, mais tempo para lazer, participar mais da educação dos filhos e por aí vai. É óbvio que aí chegamos na parte das desvantagens: misturar trabalho com vida pessoal, horários estendidos, distrações com situações pessoais (quem nunca teve que receber o carteiro ou o delivery durante uma reunião, não é mesmo?).


Home Office e a produtividade


Existem algumas pessoas que produzem muito mais estando sozinhas em casa e outras não. Portanto, podemos considerar que a produtividade das empresas pode sofrer duas mudanças grandes: funcionários que se adaptarem a nova configuração gostarem mais das empresas onde trabalham e os que não se adaptarem acabarem por optar por empresas presenciais.

A produtividade pode subir da mesma forma que podemos ter funcionários sofrendo de Burnout (excesso de trabalho causador de transtornos psicológicos) pela mistura da vida pessoal com profissional.


A gente acredita que o home office veio para ficar porque dessa forma as empresas ocupam menos espaços físicos, gastam menos com deslocamento dos seus funcionários, além de pelo lado das vantagens, oferece aos seus funcionários maior tempo de lazer e com suas famílias. E você, acha que o home office veio para ficar?


Gostou da nossa matéria? Compartilha com os amigos!