Toikos Blog

Atualizando você no mundo das tecnologias

Como a tecnologia impacta nossas vidas?

Entenda como a tecnologia está presente em nossas vidas e como ela impacta nosso dia a dia.

A tecnologia vem mudando a sociedade conforme sua evolução. Ela invade nossas casas através dos smartphones e computador. Mas qual é o real impacto da tecnologia em nossas vidas? O recebimento de informações sobre educação, avanço da medicina, aplicativos de transporte e automação da própria casa mudaram a vida dos humanos de forma bastante considerável. Confira alguns tópicos dessas mudanças e de seus impactos em nossas vidas:


Tecnologia e o ensino a Distância (EAD)

 O acesso a internet trouxe benefícios a quem não poderia se deslocar para ter aulas: mães com filhos pequenos, mobilidade urbana limitada ou qualquer outro fator como dificuldades motoras trouxe oportunidades através do ensino a distância. A implementação de atividades on-line para alunos de aulas presenciais bem como graduações, cursos técnicos, pós-graduações, mestrados e até doutorados trazem autonomia e flexibilidade aos alunos que decidem optar por manterem seus estudos em salas virtuais. As opções de cursos são intermináveis e as mensalidades se tornaram mais baratas, pois não há necessidade de estruturas físicas para ensinar. O conhecimento se torna virtual com salas, webinars e bate-papo on-line para tirar todas suas dúvidas. As bibliotecas se tornaram virtuais e mais pessoas podem ler livros, artigos e jornais a um custo menor, flexibilizando a educação no mundo.


Tecnologia e o avanço da medicina

Médicos, enfermeiras e criativos. O que a medicina não podia prever aconteceu: a mistura entre criatividade, resolução de problemas e tecnologia. Assim nasceu a impressão 3D a favor da medicina. Segundo a página O Futuro da Medicina, na plataforma de artigos Medium (você pode conferir a fonte ao final desse artigo) diz que a principal expectativa para implementação de impressões 3D está para transplantes:

“Com o passar dos anos, o advento da impressão 3D se propagou e a tecnologia tem sido utilizada em diversas áreas e, como não poderia ser diferente, cientistas estão descobrindo aplicações biológicas extraordinárias para a tecnologia. Na área da saúde, a principal expectativa para o uso da modelagem e impressão 3D é reduzir o tempo nas filas de transplantes, bem como atuar com maior dilegência durante as cirurgias e pós-cirúrgico.

Ok, mas o que isso significa? A tecnologia 3D invadiu a medicina em prol dos humanos auxiliando planejamentos cirúrgicos, impressão de ossos, órgãos como rins e bexiga e até mesmo células-tronco através de impressoras com biotinta. Parece filme, não é mesmo? A gente também acha.


Tecnologia e aplicativos de mobilidade urbana

A mobilidade urbana sempre foi um desafio para as cidades: como permitir todos os cidadãos o direito de ir e vir com conforto, de forma fácil e barata ou sem custos? Esse desafio ainda permanece, porém com um auxílio bastante positivo de aplicativos de mobilidade. Os aplicativos surgiram com intuito de facilitar a vida das pessoas com um motorista particular à alguns toques de distância. O crescimento dos aplicativos de mobilidade foi exponencial e a proposta é simples: ser uma plataforma onde quanto mais usuários solicitam o serviço, o valor das corridas oscila dependente diretamente da quantidade de motoristas disponíveis, horários e trânsito.


Tecnologia e as nossas casas

A vinda do smartphone revolucionou a tecnologia. Toda tecnologia de um computador, mas que cabe em nosso bolso. Ele pode controlar a nossa casa inteira através de alguns toques em nossa tela. Assistentes virtuais como Alexa, Cortana ou Siri estão presentes com os ouvidos atentos a um “hey” seu aguardando uma ordem: “ligue a luz”, “toque uma música romântica”, “me diga a temperatura amanhã” e até mesmo coisas como “qual é minha agenda hoje?”. As assistentes virtuais tomaram conta dos nossos dados para deixar a experiência sempre personalizada para o usuário. O mundo virtual tornou a voltar ao físico podendo fazer instalação de equipamentos físicos como detectores de gás que detectam o vazamento de gás na cozinha e assim o aplicativo ligue ou mande um SMS avisando que o vazamento está acontecendo. A tecnologia chegou ao ponto de fechar o gás da cozinha para evitar vazamentos e causar acidentes. Os timers de cozinha me avisa atrás de um visor digital quando a comida estará pronta apenas ajustando na tela touch qual é o tempo que eu gostaria que o timer fechasse o gás e evitasse acidentes. Legal, né? Caso não seja pronto, você pode apenas ajustar novamente um novo temporizador e sua comida ficará pronta no tempo que programar.


Dessa forma, podemos perceber que a tecnologia invadiu nossos bolsos, nossas casas e no geral nossas vidas trazendo benefícios e facilidades, além de acessibilidade e praticidade para todos. E você, nos conte quais são as tecnologias que você mais usa no seu dia a dia!


Fontes:

O Futuro da Medicina: https://medium.com/futuro-da-medicina/o-impacto-da-impress%C3%A3o-3d-na-medicina-aafed6b850ac