Toikos Blog

Atualizando você no mundo das tecnologias

Tecnologia gaúcha garante mais segurança em casa

Acidentes na cozinha são mais comuns do que se possa imaginar. Embora as crianças sejam as principais vítimas, idosos e adultos também são afetados com os perigos do lar. O fogão é o responsável pela maioria dos incidentes, segundo monitoramento do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) por meio do Sistema de Monitoramento de Acidentes de Consumo (Sinmac), seguido da utilização de escadas e fósforos de segurança. Uma iniciativa inovadora se propõe a ser uma aliada da segurança na cozinha. Trata-se da Toikos, uma startup gaúcha que desenvolveu um timer inteligente para fogão a gás e elétrico que desliga automaticamente o eletrodoméstico após o uso por um determinado tempo, detecção de vazamento de gás ou comando de voz.

Tudo começou há dois anos, em 2017, quando Edilson Baggio, um dos sócios da startup, vivenciou um grande susto quando um familiar esqueceu o gás ligado, sem chama. O que poderia ter se tornado uma tragédia, se transformou em uma oportunidade de garantir a segurança de mais pessoas. Isso porque, após não encontrar no mercado um dispositivo capaz de garantir a segurança do fogão e do gás, impedindo acidentes por esquecimento, Edilson resolveu desenvolver um produto para esse fim. Com o apoio de outros três sócios, Igor Faoro, Giudimar Guerra e Felipe Zaniol, criou a Toikos.

O produto assemelha-se a uma caixa com um timer. É instalado na cozinha, próximo ao fogão e ao botijão de gás, e controla o uso do eletrodoméstico por tempo. O usuário programa o período para utilização, após esse tempo o fogão desliga completamente, evitando problemas em caso de esquecimento. Além disso, ele também é capaz de detectar a presença de gás em um possível vazamento, fechar a válvula, e emitir um alarme. Se o usuário ainda quiser, ele pode ser avisado por Whatsapp que há uma intercorrência e o local precisa da sua atenção.

“A base do timer é uma válvula de segurança que, por padrão, fica sempre fechada. Sua abertura se dá por impulsos elétricos transmitidos por milésimos de segundo enquanto o tempo programado está correndo. Depois disso, ela fecha e não volta a reabrir até que seja programada novamente”, explica Edilson.

O produto só funciona se o usuário realizar um comando pelo sistema. Caso contrário, mesmo que a residência fique fechada por anos ou sofra qualquer evento externo, o fogão permanece seguro. A versão que está sendo comercializada permite a programação do timer por comando de voz. Hoje já está disponível para aparelhos na versão Android, em breve será lançada a versão para iOS.

“O produto deixa a cozinha dinâmica e inteligente, sem falar da sua principal função que é deixar a casa mais segura para toda a família”, destaca Edilson.

O produto é vendido para todo o Brasil e pode ser adquirido pelo site http://www.toikos.com.br/


Tecnologia protegida

Para garantir a proteção do produto que foi desenvolvido, a startup recorreu ao registro da patente. A empresa foi orientada pela equipe da Stock Marcas e Patentes.

“O registro de patentes tem duas funções importantes. Uma social, porque é um troca com a sociedade. O inventor descreve como a tecnologia é feita e realizada e, em troca, ganha um tempo de exclusividade de exploração. A outra vertente, mercadológica, é a garantia de exclusividade por um determinado período, como forma de poder repor o investimento que foi realizado no desenvolvimento da ideia”, destaca Cassandra Raimann, sócia da Stock.

Entre os requisitos para obtenção de patentes, a invenção precisa ser inédita, inventiva e com aplicação industrial. Antes de iniciar o processo do pedido de Patente, recomenda-se uma busca do setor tecnológico que se refere o produto para saber se não há nada igual ou semelhante já patenteado não só no Brasil, mas em todo o mundo. Quanto mais ampla a pesquisa, melhor.