Um método escalonável para desinfecção de máscaras faciais cirúrgicas tipo IIR e respiradores de partículas 1 e 2 com filtro facial utilizando luz UV-C

Artigo publicado na Revista Nature, uma das mais respeitáveis publicações científicas da atualidade trata da desinfecção usando luz UV-C.


Devido à pandemia de SARS-CoV-2, ocorreu uma escassez de equipamentos de proteção individual, incluindo máscaras cirúrgicas e respiradores de partículas faciais com filtro. O SARS-CoV-2 tem uma homologia de 79,5-82% com o SARS-CoV. A sensibilidade ao UVC SARS-CoV é descrita na literatura.


Foram realizadas medições de transmissão de UVC em máscaras cirúrgicas e respiradores. Além disso, realizamos experimentos de desinfecção UVC de S. aureus com máscaras cirúrgicas e respiradores. Os resultados mostram que podemos alcançar uma redução de 8 log de S. aureus nas camadas internas dos respiradores FFP1 e no exterior das máscaras cirúrgicas. Além disso, o estudo mostra uma redução de 7 log de S. aureus nas camadas internas dos respiradores FFP2. Conclui o artigo que a desinfecção UVC é um método eficaz, seguro e escalonável para a reutilização de máscara cirúrgica e respiradores.


O estudo mostra que é possível obter dose suficiente de UVC em todas as máscaras cirúrgicas, respiradores tipo IIR, FFP1 e FFP2 para atingir, respectivamente, uma redução de S. aureus de 8 log e 7 log. A sensibilidade UVC de S. aureus é semelhante à do SARS-CoV. Devido à alta homologia de SARS-CoV-2 com SARS-CoV, esperamos resultados de desinfecção semelhantes. Nossa dose de UVC usada não deve afetar o material e a eficácia do respirador. Portanto, o ajuste facial não mudará com os tratamentos UVC repetidos. O processo de reutilização da máscara facial e respiradores deve ser monitorado cuidadosamente. Máscaras e respiradores devem ser coletados com segurança, inspecionados visualmente e marcados pelo número de vezes que são tratados com UVC.


As máscaras e a estabilidade do respirador sob exposição a UVC e a ampla aplicação e disponibilidade de lâmpadas UVC fornecem um método escalonável para desinfecção.